TRAMA é uma residência artística que eu criei para as mulheres que atuam na música. O fato de a residência ser exclusiva para mulheres fala por si só: ser mulher e ocupar o mercado musical, ainda tão masculino, significa estar em uma luta constante por aceitação, por igualdade, por respeito.
O meu objetivo é colaborar para o fortalecimento da presença dessas profissionais no mercado. Além de TRAMA ser um espaço necessário para analisarmos e discutirmos sobre a nossa presença na música, TRAMA é, especialmente, um espaço para trocarmos e desenvolvermos saberes.
A partir da minha experiência como instrumentista, cantora, produtora, compositora, professora e pesquisadora, a residência surge com o intuito de contribuir para a capacitação técnica e criativa dessas profissionais.
A edição de estreia integrou a programação do Savassi Festival 2023. Com todas as vagas preenchidas, e participação gratuita, os encontros aconteceram de 21 a 25 de agosto no Conservatório de Música da UFMG, em Belo Horizonte (MG).
Esta primeira edição foi direcionada para mulheres instrumentistas e, como você vai ver nas fotos, tivemos a presença dos seguintes instrumentos: piano, baixo, guitarra, bateria, percussão, flauta, clarinete, sax e acordeom.
É possível adaptar a realização da residência para variados formatos como:
Para ter TRAMA na programação do seu projeto, entre em contato comigo.